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8 passos para tornar a sua casa mais atrativa

Atualizado: 22 de mar. de 2023


Quando visitamos uma casa, gostamos de sentir que está em bom estado, funcional, arrumada e organizada. Desta forma, mais facilmente nos vemos a morar lá. Para facilitar este processo de identificação, existe um conjunto de tarefas simples que o vendedor pode fazer.


Quando visitamos uma casa, gostamos de sentir que está em bom estado, funcional, arrumada e organizada. Desta forma, mais facilmente nos vemos a morar lá, imaginando os nossos móveis ou fantasiando com decorações específicas para o local. E quando o comprador começa a imaginar-se na casa, as hipóteses de o negócio ser um sucesso são potenciadas em 80%.


Para facilitar este processo de identificação, existe um conjunto de tarefas simples que o vendedor pode fazer. Eu, pessoalmente, aconselho estes oito passos:


1º passo

Arrumação. É sempre importante, quando entrarmos numa casa, percebermos que tudo tem o seu lugar e que tudo está arrumado. Por exemplo: fazer a cama, guardar livros e objetos soltos em caixas ou gavetas, esconder panos da cozinha usados, arrumar brinquedos na sala ou organizar brinquedos nos quartos das crianças, etc... Desta forma, será passada uma imagem de máxima funcionalidade.


2º passo

Limpeza e cheiro. Apesar de nem sempre conseguirmos limpar de forma profunda a casa quando há visitas, a minha sugestão passa por apostar na limpeza dos vidros e nas zonas de águas: a cozinha e a casa de banho.


A casa de banho deverá estar limpa, com o tampo da sanita para baixo, poucos objetos em cima do lavatório, toalhas limpas no toalheiro, abrir cortinados para mostrar a banheira ou polibã. Como extra, aconselho a colocar gel de lixivia nos sifões, para transmitir o cheiro de limpeza e de higienização.


Na cozinha, todas as superfícies em vitrocerâmica devem estar limpas, devem retirar-se tapetes e reduzir objetos na banca. Se tiver oportunidade, sugiro ainda fazer um bolo rápido de caneca no micro-ondas, para deixar um cheirinho agradável e acolhedor na visita.


3º passo

Menos é mais. No sofá, por exemplo, não dever ter mais do que uma ou duas almofadas e uma manta. Na cama, também não deve haver mais do que duas almofadas.

Cadeiras, cadeirões e sofás que atrapalhem a circulação das pessoas na sala devem ser retirados e devemos reduzir o número de tapetes e objetos decorativos. Objetos pequenos nas cómodas, também devem ser retirados. Basta um pequeno objeto decorativo ou, ainda melhor, um ramo de flores naturais, ou até mesmo artificiais.


A nível de mobília, basta o essencial para caracterizar uma divisão. A diferença entre uma sala e um quarto de igual tamanho é a mobília que colocamos. Assim, na sala basta: mesa, cadeiras, sofá e móvel de televisão; no quarto basta: cama e mesinhas de cabeceira. Desta forma, deixamos espaço para que o comprador dê asas à sua criatividade e imagine a casa com o seu estilo de decoração e os seus objetos pessoais.


4º passo

Evitar a personificação do espaço. Todos os objetos que façam referências políticas, religiosas ou clubísticas deverão ser retirados. São temas polémicos, causam divisão entre pessoas, nada têm que ver com a casa e podem deitar por terra qualquer hipótese de o comprador se identificar com a mesma.

5º passo

Tirar partido da luz. Se os espaços forem muito escuros, aconselho a aumentar a potência das lâmpadas. No momento das visitas é importante ligar todas as luzes, abrir as persianas e os blackouts e, por vezes, abrir um pouco as janelas se a temperatura permitir. Desta forma, o interessado pode ver melhor o espaço e aperceber-se da relação com o exterior. O espaço com mais luz e aberto transmite uma sensação de transparência e de grandeza.


6º passo

Animais. Se tem cães ou gatos, antes da visita, deverá ter o especial cuidado em aspirar os pelos e isolar o animal (ou levá-lo a passear), para evitar que pelos ou o próprio cheiro fiquem no espaço. Muitos clientes são sensíveis ao cheiro dos animais e uma parte são mesmo alérgicos ao pelo. Este ponto é um pouco delicado, mas este cuidado é bastante valorizado por quem visita, pois transmite respeito por quem possa ter alergias ou receio de animais.


7º passo

Cor das paredes. Tenha em atenção que só compensa pintar as paredes propositadamente para as visitas se a cor atual for muito forte ou muito escura (preto, castanho, roxo, salmão, encarnado). A opção quanto à cor deve sempre recair em cores neutras e claras, pois intensificam a luz do espaço e tornam “psicologicamente” as divisões maiores.


8º passo

Condensações. Sempre que existem condensações visíveis, estas devem ser limpas com um spray anti-humidade ou mesmo tinta, pois é garantido que não larga cheiro como a lixivia ou vinagre e também é garantido que não reaparecem os bolores em menos de um ano. Trata-se de um pequeno investimento, mas que resolve os problemas de espaços que não são ventilados ou nos quais haja bastante humidade. Em caso de infiltração, se não for possível resolver, o melhor será não esconder e assumir o problema, reforçando total transparência e transmitindo confiança aos interessados.


Estes são alguns dos conselhos que dou aos meus clientes vendedores. São passos simples e que envolvem baixos ou nenhuns encargos financeiros, mas que podem acelerar bastante a venda. Claro que, se me entregar a sua casa para vender, farei uma análise personalizada para o ajudar e informar dos melhores pontos a trabalhar, para que as visitas possam experienciar impactos positivos que agilizem o negócio.

 
 
 

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