Infiltrações Vs Condensações
- manueljpguedes
- 2 de dez. de 2023
- 4 min de leitura
Em todas as habitações podem existir problemas associados com águas/humidades e que geralmente provocam infiltrações e condensações no interior da casa, seja ela apartamento ou moradia. É um desafio com o qual temos sempre que lidar, prevenir e resolver.
Existem inúmeras soluções no mercado para estes problemas, mas a verdade é que muitas acabam por apenas camuflá-los ou até mesmo agravá-los. Espero com este pequeno artigo ajudar a compreender e resolver estes grandes desafios.
Comecemos por perceber as diferenças entre o que é uma infiltração e uma condensação e as suas origens.
O que é uma infiltração?
É a entrada de água em zonas não previstas. As infiltrações podem ter como origens vários pontos, por exemplo:
- Água das chuvas, devido a mau isolamento dos vãos, das fachadas, das coberturas e das juntas de dilatação (má construção e materiais de construção de fraca qualidade); ou entupimento da caleira ou tubos de queda de água da chuva.
- Tubos de abastecimento de água ou de escoamento, quando existem ruturas nos tubos ou nos seus componentes, desgaste do material ou devido à sua má aplicação, pois basta uma pequeníssima falha que pode provocar logo graves problemas de infiltrações, bastante caros de resolver.
- Por último, e mais constante por desencaixe do sifão ou fissura do revestimento das banheiras (antigas) ou suportes com poliban, principalmente para quem faz remodelações das peças sanitárias.

Uma infiltração caracteriza-se da seguinte forma:
- Manchas castanhas que se tornam cada vez mais escuras (bolor) e que tendem a aumentar.
- Paredes frias com pintura descascada ou empolada.
- Aparecimento de salitre.
- Pavimento levantado ou mais escurecido, caso seja pavimento flutuante.
- Madeira mais escurecida e inchada. (por exemplo: rodapés, portas das casas de banho, remates dos vãos para o exterior)
Como resolvê-las?
Primeiro, é preciso saber a causa, para depois agir sobre a mesma. Geralmente, necessitará de mão de obra especializada (canalizador e /ou trolha ou até um serralheiro, se a causa estiver nas caleiras exteriores ou tubos de queda. Necessitará sempre de, internamente, com um desumificador, limpar o ar e reduzir a quantidade de água, secando o local com a infiltração. De seguida, o mais usual é raspar a zona e reforçar com uma massa que sirva de tampo. No caso de paredes, existem já películas que promovem o isolamento e não deixam passar a água. Para além disto, a causa tem sempre que ser resolvida.
Em tetos, as manchas poderão manter-se, pois a água já está dentro da estrutura, logo, a melhor forma é reforçar o teto com gesso cartonado, que absorve a água e confere outras propriedades térmicas e acústicas à divisão. Esta é sempre uma boa solução, após a causa estar resolvida. A solução mais económica e prática é aplicar uma tinta anti humidade e mofo.
Como resolver problemas provocados pela condensação?
Ao contrário da infiltração, que é a entrada involuntária e não prevista de água na casa, a condensação deve-se à acumulação da humidade no interior do ambiente, provocada por duas situações:
- Respiração do ser humano ;
- Diferença de temperaturas no espaço provocando evaporação de água;
Ambas são as causas quando não há ventilação no espaço.
As marcas das condensações são distintas das infiltrações, pois geralmente são identificadas como várias manchas pequenas espalhadas em superfícies que ao longo do tempo, se transformam em manchas maiores e bolorentas.
Como resolver estes problemas provocados pelas condensações?
As soluções são simples e requerem sempre manutenção e limpeza dos espaços. As principais soluções quando aparecem estes problemas são:

- Uso do desumificador, quando a humidade no espaço é superior a 40% (caso contrário o ambiente fica muito seco).
- Ventilar o espaço. No Inverno, o horário mais aconselhado é entre as 8h e as 11h e entre as 14h e 17h, abrindo ligeiramente as janelas (basta uma frincha). No Verão, deve abrir um pouco as janelas logo pela manhã até as 11h e durante a noite pode mesmo abri-las completamente. (fonte: Como acabar com a humidade em casa | DECO PROTeste)
- Limpar as manchas com um produto anti-mofo de forma a eliminar todas as bactérias existentes nesses locais. De seguida ventilar bem o espaço.
- Evitar colocar roupa a secar dentro de espaços fechados sem ventilação. Promover a abertura frequente de cortinados para evitar as pontes térmicas.
Atenção que eliminar estas manchas com vinagre não é uma solução eficaz de limpeza, pois, apesar de desaparecerem, o vinagre não elimina totalmente as bactérias, o que faz com que passado sensivelmente um ano possam voltar a aparecer, para além do cheiro desagradável que proporciona no ambiente.
Problemas de saúde provocados por estas patologias
A acumulação de humidades e a não solução imediata destes problemas originam manchas pretas consideradas "mofo preto" e é esse mofo que pode criar problemas de saúde nas pessoas que vivem nesse ambiente, como por exemplo :
Doenças respiratórias
Aspergilose (uma infeção nas vias respiratórias devida à inalação de fungos)
Asma
Doenças pulmonares
Alergias
Urticária

Os Principais sintomas relacionados à saúde:
Dificuldade em respirar
Sinusite
Tosse
Dor de garganta
Fadiga
Tonturas
Dores de cabeça
O mofo preto não é apenas tóxico para as pessoas, mas também pode afetar os animais de estimação, logo, é urgente a limpeza, manutenção e retificação destes problemas, com urgência.
Impacto na avaliação de um imóvel

Enquanto consultor imobiliário, é importante partilhar a diferença entre estas duas patologias, pois a nível de avaliação imobiliária ambas terão consequências diferentes:
- Condensações pontuais, não serão um problema, ao contrário das frequentes, o que indica necessidades de ventilação e extração artificial o que poderá exigir como solução instalação desses pequenos aparelhos, (que normalmente existem nas casas de banho sem janelas), o que significam custos a ter em conta, mas irrelevantes no caso de uma avaliação imobiliária, considerando que a solução é fácil.
- Infiltrações na casa já é uma patologia que desvaloriza o imóvel, pois, em primeiro lugar, indica que já existe água na estrutura; segundo, a causa terá que ser analisada e a correção poderá implicar várias artes (canalizador, trolha, serralheiro, etc.) o que significa despesas e custos maiores. Logo, sim! Há uma desvalorização significativa na venda de um imóvel com infiltrações.
Espero que este artigo ajude a perceber as diferenças entre as duas situações, possíveis causas a serem analisadas, eventuais soluções e cuidados a ter em conta e qual o impacto que estas patologias têm na construção e no mercado imobiliário. Se quiserem partilhar outras soluções, causas ou acrescentar mais conhecimento, por favor, deixem os vossos comentários em baixo!
Comentários