top of page
Buscar

Trabalhar no setor imobiliário é sinónimo de ENRIQUECER?

Em momentos como aquele que vivemos agora, quando se atingem valores máximos de de €/m2 na venda de imóveis e o arrendamento de um T1 facilmente ascende o valor do ordenado mínimo, será o setor imobiliário uma mina de ouro para os consultores?



"Quem trabalha no setor imobiliário está a enriquecer com facilidade, visto que as empresas imobiliárias absorvem 4% a 6% do valor de todas as transações." Esta parece uma afirmação obvia, mas, na verdade, não é bem assim...


Em Portugal, qualquer pessoa pode entrar neste ramo profissional, pois não existe nenhum exame, teste ou critérios específicos de "recrutamento". No entanto, nem todos conseguem ser consultores imobiliários, muito menos ser consultores de alto rendimento.

A generalidade das imobiliárias em Portugal angaria imóveis com um custo de comissão de 4% a 6%. Estas imobiliárias distinguem-se das restantes empresas pois deverão ter uma licença AMI emitida pelo Instituto de Mercados Públicos do Imobiliário e Construção (IMPIC). Um consultor, por norma, receberá 45% do valor total da comissão que é cobrada pela agência imobiliária.


Para além desta retenção de 55% do valor da comissão, a empresa cobra serviços de apoio tecnológico, como plataformas imobiliárias da própria marca e fees tecnológicos, que poderão rondar os 30€/mês.


Para além destes valores, as empresas imobiliárias costumam ter alguém que apoia, aconselha e orienta os consultores imobiliários, criando por vezes equipas de gestores processuais e diretores comerciais, contratados para acelerar a produtividade do consultor.


O consultor, individualmente, terá que prever sempre os seguintes custos:

- Custo de deslocações, pois neste ramo teremos que percorrer muitos quilómetros por dia;

- Custo de material de escritório, fotocópias, computador para uso de programas, dos mais básicos até aos mais complexos com o seu respetivo custo;

- Custo da operadora telefónica, incluindo ligação constante à internet, uma vez que o telemóvel é a nossa principal ferramenta de trabalho.


Se não quiser ser apenas um consultor imobiliário mediano, mas sim distinguir-se como profissional de alto rendimento, terá de prever ainda os seguintes encargos:

- Custo de formações técnicas e pessoais, associadas ao ramo imobiliário, pois conhecimento é poder.

- Custo de marketing pessoal. É um dos maiores custos neste ramo, e é o que distingue um consultor que vai investindo em materiais gráficos e redes sociais, de um que investe num plano estratégico de marketing mensal que apoia e alavanca o seu negócio.


A parte mais dinâmica nesta área é o valor de rendimento mensal que se pode auferir. Em alguns meses poderá ganhar um valor de comissões com 5 dígitos, noutros só de 3 dígitos. Outro aspeto que distingue um consultor de alto rendimento, é, então, a forma como gere o seu dinheiro. O ideal será retirar um ordenado fixo dos seus ganhos, de forma a que, tanto nos momentos bons, como nos menos bons, consiga fazer face às despesas e ter um rendimento estável.


Por movimentar cada vez mais dinheiro, este ramo tornou-se muito atrativo, aumentando a concorrência entre marcas e consultores imobiliários. Porém, a concorrência dilui-se com a possibilidade das próprias marcas partilharem negócios entre elas. Por exemplo, o consultor da RE/MAX que representa um vendedor pode dividir metade da sua comissão com o consultor que representa um comprador, mesmo que este seja de outra empresa, como a ERA, Century21, ZOME, etc. O que significa que o consultor poderá receber apenas 45% de metade da comissão cobrada ao cliente proprietário do imóvel.


Caso o consultor só faça uma venda partilhada por mês, e perante os custos mais básicos, incluindo impostos. acabará por receber líquidos um valor inferior ao ordenado mínimo. Daí serem muitos poucos os consultores que realmente fazem carreira neste ramo imobiliário.(ver notícia)


Um consultor que queira fazer carreira neste setor, para fazer face às despesas, deve pelo menos efetuar duas vendas partilhadas por mês . Enquanto um consultor de alto rendimento faz uma média de 4/5 vendas mensais. A diferença é que este já domina o seu modelo de negócios e faz uma boa gestão financeira.


Resumindo: sim, é possível enriquecer nesta área, mas como em qualquer outra área de negócio, não basta fazer o mínimos. Temos de ser excecionais! Para além de ter uma rede social, um site, uma landing page, é necessário alimentar estas plataformas com qualidade e consistência. Temos que estar sempre atualizados, devemos sempre procurar obter mais conhecimento e devemos ter muita vontade de nos "fazermos à vida". Pois a consequência de um bom serviço é a realização de famílias, investidores e empresas, incluindo a nossa, caso sejas um futuro colega.







 
 
 

Comments


bottom of page